Bíblia | Vivendo com propósito

Resumo: O Propósito de Deus e a Vida de Sansão – Juízes 13:1-5

Introdução:
A geração descrita no livro de Juízes foi infiel a Deus, fazendo o mal aos Seus olhos e se afastando do arrependimento. Como consequência, o povo foi escravizado por 40 anos, mas em Sua misericórdia, Deus planejou a libertação deles através do nascimento de Sansão. Contudo, Sansão, escolhido para libertar Israel, se deixou levar pela vaidade e abandonou o propósito de sua vida. Da mesma forma, a Igreja de Jesus foi criada com o propósito de libertar os cativos e levar as pessoas ao conhecimento de Cristo, mas muitas vezes nos desviamos desse propósito para buscar nossos próprios desejos.

Explanação:
Sansão nasceu com um propósito divino – a destruição de seus inimigos e a libertação de seu povo. A Igreja, igualmente, foi criada para refletir a glória de Deus e ser a luz para o mundo, assim como os primeiros cristãos que transformaram o mundo ao redor. No entanto, assim como Sansão entristeceu o Espírito Santo, muitos cristãos hoje não têm vencido as forças do mal.

1. Sansão Era Um Homem Cheio de Si:
Sansão se tornou arrogante e começou a ignorar os ensinamentos de Deus, afastando-se dos princípios divinos. Ele passou a viver de maneira egoísta, sem considerar as coisas eternas, e buscou prazer nas coisas mundanas. Da mesma forma, muitos hoje ignoram os princípios divinos, como o amor a Deus, a humildade, a honestidade, a generosidade e o perdão. Sansão se escondia e, quando vivemos assim, afastados de Deus, não podemos ser usados por Ele. A pergunta a ser refletida é: você tem se escondido ou tem se submetido à autoridade de Deus e vivido segundo Seus princípios?

2. Sansão, O Homem Sem Deus:
Sansão perdeu a presença do Espírito Santo e, como resultado, ficou sem direção e sem a vida de Deus. Ele andava sem motivação espiritual. Para nós, isso significa que, se não estivermos buscando a Deus em devoção e adoração, estaremos caminhando sem Cristo e nossas vidas se tornarão espiritualmente estagnadas. Não devemos ir à igreja por imposição ou por tradição; devemos ser a igreja viva, conectada a Cristo e ativa em Sua obra.

Conclusão:
Sansão precisou ser preso para entender o valor da liberdade, foi traído para perceber a fidelidade de Deus, perdeu a visão para enxergar o propósito de Deus, e perdeu sua força para entender que tudo que ele era vinha de Deus. Não espere perder tudo para reconhecer o valor de Cristo em sua vida. O arrependimento e a dependência de Deus devem ser diários. Hoje é o dia de voltar para Deus, de renovar sua mente pela Palavra de Cristo e viver o propósito eterno que Ele tem para você. A decisão é sua: viver com Cristo ou seguir sem Ele.

Cristo Vive Matão | Somos – Uma Familia que Ama Você!

Endereço: Av. Baldan, 2789 – (Res. Olivio Benassi) Matão/SP

Domingo: 18h às 20h | Quinta-feira: 20h às 21h30
cristovivemataocomunidade@gmail.com

© 2025 – Cristo Vive Matão | Todos os direitos reservados | Política de Privacidade